M. A. C. / Made in Earth

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 2 de 34M. A. C. / Made in Earth - Imagem 3 de 34M. A. C. / Made in Earth - Imagem 4 de 34M. A. C. / Made in Earth - Imagem 5 de 34M. A. C. / Made in Earth - Mais Imagens+ 29

Tiruvannamalai, Índia
  • Arquitetos: Made in Earth
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1080
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Equipe De Projeto: Giancarlo Artese, Flavia Scognamillo, Alessandro Turchi
  • Doador: Daniela Schmid
  • Beneficiário: Terre des Hommes Core
  • Custo: 60000 €
  • Cidade: Tiruvannamalai
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
M. A. C. / Made in Earth - Imagem 3 de 34
Cortesia de Made in Earth

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge de uma aliança entre Made in Earth e Terre des Hommes Core Trust, uma ONG que cuida de crianças com problemas (abandonadas ou órfãs, deficientes ou maltratadas), oferecendo-lhes um lar, uma educação e possivelmente acompanhando-as até que possam conseguir um emprego. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 10 de 34
Cortesia de Made in Earth

MiE e TdH compartilham uma estratégia de pequenas intervenções que se estenderá por toda região, para criar uma rede capaz de multiplicar os efeitos positivos de cada uma. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 27 de 34
Planta - Térreo

O Salão Comunitário (agora M.A.C.) de Tiruvannamalai é um dos nós desta rede. É um lugar onde toda a comunidade de ONGs (crianças, pais, tutores) pode se reunir e também conhecer os demais cidadãos de Tiruvannamalai. Um lugar onde a ONG é aberta à toda a cidade e conta sua história: o edifício deverá conter uma exposição permanente da evolução da ONG através dos anos e, ocasionalmente, convidados a eventos públicos.

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 4 de 34
Cortesia de Made in Earth

A edificação encontra-se em uma região caracterizada por um clima úmido quente, com frequentes inundações. Mas havia outras condições mais críticas: principalmente o limite do orçamento, assim como das habilidades e capacidades técnicas locais, resultando na impossibilidade de ter um processo padrão das obras e, portanto, na necessidade de manter um controle real sobre o projeto. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 8 de 34
Cortesia de Made in Earth

A abordagem de desenho de Made in Earth é bastante pragmática e (possivelmente) não autorreferencial, o que significa tentar não impor nenhuma ideia pré-concebida: isso ajuda, por exemplo, na seleção dos materiais, que são escolhidos levando em conta seu custo e disponibilidade real, mais do que uma imaginação pessoal de arquitetura exótica. 

A simplicidade, tanto conceitual como construtiva, foi um ponto fundamental. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 30 de 34
Padrão de Montagem dos Blocos

O M.A.C. é concebido como uma única parede semitransparente, enrolando-se em uma espiral, mudando continuamente sua curvatura e altura conduzindo até um pavilhão interior coberto. Mantendo a área, a espiral permite desenvolver um caminho mais largo, suficiente para narrar a história da Fundação (serão instalados painéis ilustrativos ao longo da parede) e criar uma sequência espacial inusitada: a parede está feita com blocos ocos de concreto, cuja textura mistura o interior e o exterior, enquanto as pessoas que se aproximam do edifício percebem a sobreposição das bobinas da espiral. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 18 de 34
Cortesia de Made in Earth
M. A. C. / Made in Earth - Imagem 31 de 34
Exemplo Padrão de Montagem

A parede perfurada, obviamente, filtra a luz natural brilhante em uma luz difusa e lisa, e aproveita a ventilação cruzada natural para refrescar o pavilhão. Todos os projeto de MiE utilizam uma tecnologia muito simples: isso é parte da estratégia de intervenção que trata de empregar trabalhadores locais e pouco qualificados. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 9 de 34
Cortesia de Made in Earth

O edifício M.A.C. (paredes, pilares, teto) está feito de um só material: concreto. Todos os blocos são feitos manualmente, com um esquema de montagem que cria uma espécie de padrão, enquanto varia a densidade da parede, os blocos serão utilizados também como parte das formas para os pilares e, assim, acelerar o processo. Mas, no final, remete à técnica "jaali", as grandes telas perfuradas da arquitetura tradicional da Índia. 

M. A. C. / Made in Earth - Imagem 26 de 34
Cortesia de Made in Earth

Originalmente publicado em Novembro 20, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tiruvannamalai, Tamil Nadu, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "M. A. C. / Made in Earth" [M. A. C. / Made in Earth] 30 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883917/m-a-c-made-in-earth> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.